Boleto Turístico de Cusco, Onde Comprar? Saiba Tudo Sobre Ele!
![Boleto Turístico de Cusco, Onde Comprar? Saiba Tudo Sobre Ele!](https://www.roteiroviagemdemochileiros.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Boleto-Turístico-de-Cusco-onde-comprar-1.jpg)
Adquirir o Boleto Turístico de Cusco é imprescindível para quem deseja visitar Cusco, a capital do Império Inca e conhecer suas atrações. Em alguns locais não há o serviço de bilheteria e o acesso é feito apenas com esse boleto, que também é conhecido como Bilhete Turístico de Cusco. Então… Quanto Custa? Atrações que ele dá direito? Onde comprar? Saiba tudo sobre ele agora!
Boleto Turístico de Cusco
Assim que você adquire o Boleto Turístico de Cusco é preciso assiná-lo, tornando-o pessoal e intransferível. O guia inclusive nos avisou de levar um documento de identificação caso eles pedissem, mas nunca pediram. Cada vez que você visita um dos lugares, eles fazem um furinho indicando que você esteve ali.
Como você pode ver no meu Boleto abaixo, não estão furados: Museu de Arte Popular e Museu Municipal de Arte Contemporânea, pois dei preferência a outros museus mais importantes. E também as duas ruínas: Tipón e Pikillacta que fica Vale Sagrado do Sul, que nem todas as agências o vendem. Mas se procurarem bastante ao redor da Plaza das Armas, você irá encontrar alguma que faça esse tour.
Quanto Custa?
– Boleto Turístico de Cusco Integral, com validade de 10 dias: 130 soles (cerca de 120 reais – valor base jan/2014)
– Boleto Turístico de Cusco Parcial, que vale apenas um dia (cada um dos circuitos): 70 soles (valor base jan/2014)
A carteirinha de estudante internacional ISIC dá desconto de 50% na compra do Boleto Turístico de Cusco. O estudante estrangeiro tem que ter menos de 26 anos para usufruir do desconto! (Se não tiver a internacional, tenta com a nacional… Minha amiga conseguiu comprar com a da Faculdade mesmo).
O que ele dá direito? Entenda sobre o Integral e Parcial
1- O Boleto Turístico de Cusco Integral
Esse Boleto possuem 16 atrações. E foi o que eu comprei em minha visita à Cusco durante meu Mochilão: Bolívia, Chile e Peru. Abaixo em negrito/destaque os lugares contemplados pelo Boleto Turístico de Cusco:
- Uma das primeiras coisas que fiz quando cheguei em Cusco, foi andar pela cidade. Primeiro pra se acostumar com a altitude e segundo pra conhecer alguns pontos do Boleto Turístico de Cusco (Monumento Inca Pachacuteq, Museu Histórico Regional e Centro Qosqo de Arte Nativo. E também: Museu de Arte Contemporânea e Museu de Arte Popular, que eu não achei interessante visitá-los) entre outros lugares turísticos da cidade que não estão no Boleto. Segue uma dica pra você: Roteiro a pé no Centro Histórico de Cusco – Peru
- Depois contratei uma agência próximo a Plaza das Armas, pra fazer: City Tour na cidade de Cusco, que é na verdade, um passeio pelos sítios arqueológicos nos arredores de Cusco (Sacsayhuaman, Qenqo, Pukapukara e Tambomachay), e o Museu de Sítio do Qorikancha no centro urbano de Cusco.
- Em seguida as Ruínas de Moray e também as Salineras de Maras por ser pertinho, mas não está incluída no Boleto Turístico. Acesse pra conhecer: Ruínas de Moray e Salineiras de Maras, um tour à parte em Cusco.
- Por fim o Passeio pelo Vale Sagrado dos Incas (Pisac, Chinchero e Ollantaytambo), o que antecede a visita à Machu Picchu, até porque é caminho.
- Ficou faltando um Tour em Tipón e Pikillacta que fica Vale Sagrado do Sul, que nem todas as agências o vendem. Mas se procurarem bastante ao redor da Plaza das Armas, você irá encontrar alguma que faça esse tour.
Portanto, podemos dividir as 16 atrações do Boleto Turístico de Cusco Integral em 5 grupos, que são exatamente os 5 tipos de passeios para se fazer com o boleto + 2 dias: Passeio de Trenzinho Turístico, fazer compras, conhecer a gastronomia, bares, pubs e Machu Picchu. Por isso mesmo, todos dizem que 7 dias são suficiente para conhecer Cusco completamente.
2- Boleto Turístico de Cusco Parcial
Esse Boleto é dividido em Circuitos, que oferecem locais turísticos por área. Ou seja, é pra quem tem pouquíssimo tempo e terá que escolher 1 circuito, porque se for pra escolher 2 circuitos, é melhor comprar o integral. Geralmente esses viajantes tem como objetivo principal conhecer Machu Picchu, por isso o Boleto Turístico de Cusco Parcial mais comprado é o Circuito III, pois o Vale Sagrado é caminho para Machu Picchu.
• Circuito I: Este boleto permite a admissão de sítios arqueológicos nos arredores de Cusco, que são:
– Sacsayhuaman
– Qenqo
– PukaPukara
– Tambomachay
• Circuito II: Este boleto permite a entrada para as atrações de interesse localizados no centro histórico da cidade de Cusco, que são:
– Museu Histórico Regional
– Museu de Arte Contemporânea
– Museu de Arte Popular
– Museu de Sítio do Qorikancha
– Centro Qosqo de Arte Nativo
– Monumento Inca Pachacuteq
• Circuito III: Este boleto permite a admissão de sítios arqueológicos localizados no Vale Sagrado dos Incas. São os seguintes:
– Pisac
– Ollantaytambo
– Chinchero
– Moray
Onde comprar?
O Boleto Turístico de Cusco é vendido pelo COSITUC e pode ser comprado no seu próprio escritório que está localizado na Av. el Sol, 103, bem próximo a Plaza das Armas. Ele também é vendido por algumas agências de turismo que compram o boleto da COSITUC e revendem para os seus clientes quando estes fazem reserva dos pacotes com as agências. Horários de atenção ao público: Segunda a sábado 08:00 – 18:00 ; domingos e feriados de 08:00 – 13:00.
Onde ficar em Cusco?
Efetue a compra de serviços de nossos parceiros pelos links/banners aqui do blog, isso ajuda a manter o blog no ar com novas Dicas de Roteiro e Viagem.
Para a galera Mochileira que gosta de festas e fazer novas amizades, super recomendo ficar hospedado no “Wild Rover Hostel Cusco”, bem próximo a próximo à Plaza de Armas. Ou então acesse outras opções de hospedagem em Cusco.
Saiba também:
Como conhecer o Centro Histórico de Cusco, Peru em 2 hs?
Como visitar Machu Picchu, 10 dicas que você precisa saber!
Montanha Machu Picchu e Huayna Picchu, qual delas subir?
Dicas:
Cusco está localizado a 3.400m de altitude e alguns viajantes podem sentir algum desconforto pelo impacto do ar rarefeito em seu organismo. Esse desconforto é conhecido como Mal de Altitude (clique e saiba mais sobre esse mal). Na fase de adaptação os sintomas mais comuns são dores de cabeça, náusea, tontura, respiração curta e perda de apetite. Mas, não se espante! Existem certos cuidados que funcionam e você já pode ir providenciando. Como, por exemplo:
• Faça uma consulta médica antes de viajar e tome o remédio que seja prescrito pelo seu médico, ou mastigue ou beba em chá as folhas de coca para aliviar esses sintomas;
• Dias antes da viagem faça umas corridas ou caminhadas a fim de melhorar seu preparo físico;
• Ao chegar na cidade no primeiro dia, descanse, evite fazer esforços físicos, realize seus passeios em ritmo lento, até você ficar aclimatado;
• Evite ingerir bebidas alcoólicas e não se alimente de comidas “pesadas”;
• Beba bastante água, mesmo antes de se sentir mal. Como há menos oxigênio disponível para nossa respiração, respiramos com mais frequência e perdemos mais vapor de água. É bom tomar uma quantidade maior do que toma no Brasil por dia.
[the_ad id=”4138″]
Seja o primeiro a comentar!