8 Motivos pra Visitar Sucre, Capital da Bolívia. Cidade Branca da América!

Sucre, capital constitucional da Bolívia, tem um centro histórico cheio de prédios bem conservados e uma praça belíssima no centro. Vários museus, casarões coloniais e igrejas. Um lugar tranquilo e fascinante para se estudar espanhol e aprender mais sobre a cultura andina e colonial. É também um centro universitário do país, bem movimentado e as ruas ficam cheias de jovens o dia todo. A culinária local conhecida pela variedade e mistura de influências espanhola e indígenas.
Sobre Sucre, Capital da Bolívia
Ao contrário que muitos pensam, La Paz não é Capital oficial da Bolívia. O fato é que a sede dos poderes Executivo e Legislativo foi transferida para La Paz, deixando aqui apenas a sede do Judiciário. Mas apesar da mudança do centro político, oficialmente é Sucre, Capital da Bolívia.
Sucre, foi originalmente conhecida por “La Plata“, hoje é chamada por “Cidade Branca da América“, ambos os nomes servem como lembretes de seus 300 anos de domínio espanhol. Tem 2.800m de altitude, é calma e limpa e foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
A cidade, que foi fundada pelos espanhóis em 1538, manteve o ar colonial das pequenas ruas de pedra, casarões e igrejas da época. Sucre exibe a influência europeia e cultura indígena, incluindo a do Império Inca. Os conventos, igrejas e museus centenários são todos brancos, o que dá um charme especial ao local. Sucre, Capital da Bolívia por ser conhecida como cidade branca, a prefeitura multa o morador que pintar a casa de uma cor escura, rs.
De todas as cidades que visitei na Bolívia, Sucre foi a que me pareceu mais bonita e organizada. Eu adorei caminhar pelo centro histórico de Sucre… canteiros de flores bem cuidados, senhores tranquilos batendo papo na praça e estudantes ziguezagueando com suas mochilas pelas transversais.
Durante o meu Mochilão: Bolívia, Chile e Peru, Sucre fez parte do roteiro e foi uma grande surpresa, adorei conhecer e por isso compartilho abaixo os 8 motivos pra conhecer Sucre, Capital da Bolívia.
O que fazer em Sucre, Capital da Bolívia ?
1- Estudar Espanhol
Devido aos 300 anos de domínio espanhol, Sucre é um ótimo lugar para Estudar Espanhol. Existem várias escolas de espanhol em Sucre que recebe alunos de todas as partes do mundo, mas especialmente norte-americanos e brasileiros.
2- Passear no Parque Cretácico
A cidade é um grande centro de paleontologia, por terem diversos vestígios da existência de dinossauros, como ossadas encontrada por arqueólogos e pegadas. Um lugar onde você não pode deixar de visitar é o Cretaceous Park (Parque Cretácico). Situado a aproximadamente 20 minutos de Sucre, é um dos pontos de maior interesse da Bolívia. É um grande museu, com replicas perfeitas e de tamanhos proporcionais dos dinos.
Tem também um paredão que possui cerca de 5 mil pegadas de diversos dinossauros, entre eles um brontossauro e um tiranossauro. É onde abriga o maior rastro de pegadas de dinossauro no mundo!! Tem um ônibus que passa de hora em hora ao redor da Plaza 25 de Mayo, que é especifico para levar os viajantes até o Parque.
3- Aproveitar ótimos bares, pubs e restaurantes
Não deixe de curtir a noite de Sucre. Tem uns barzinhos ótimos! Eu super recomendo ir ao Pueblo Chico Café – arte, bar e restaurante – localizado na Plaza 25 de Mayo. Um ambiente bem típico da colonização espanhola na Bolívia. O lugar é belíssimo, muito agradável e que serve uma típica comida de tradição indígena boliviana.
4- Visitar a Casa da Liberdade
Um dos monumentos mais importantes da Bolívia é La Casa de la Libertad. Na casa foi assinada a primeira ata da independência do país. Abriga relíquias históricas, fica na bela Plaza 25 de Mayo. É o mais interessante eu descobri lá: é que a vestimenta das cholas, com aquelas saias rodadas e xale nos ombros, veio de uma tentativa de imitar as senhoras espanholas.
5- Conhecer a Catedral Metropolitana
É uma das jóias arquitetônicas da Bolívia. Predominantemente Renascentista, o edifício também incorpora tendências dos estilos Barroco e local. Fica bem ao lado do Palácio do Governo (prefeitura), que por sinal é um belíssimo edifício de estilo republicano, de fachada branca e azul claro.
6- Visitar Museus e Igrejas
Sucre tem muito museus que abrangem arte, histórias e outros temas. Algumas de nossas sugestões são o Museu Histórico, Museu de la Recoleta e o Museu de Santa Clara. Há pelo 16 Igrejas no centro da Cidade. Ao lado da Igreja São Francisco existem arcos que lembram os Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro.
Arcos de San francisco
7- Ir ao mirante do Convento San Felipe Neri
O Convento exibe um lindo pátio construído em estilo neoclássico e a beleza de seu terraço, acessível a visitantes, dificilmente será superada por outra obra da cidade. De lá se vê boa parte do centro histórico de Sucre e a torre da igreja, que domina a paisagem, dá um toque romântico a um lugar que já seria deslumbrante sem ela. Recomendo a ida ao terraço, cuja vista é linda.
8- Fazer compras na Feira de Tarabuco
Tarabuco, cidade vizinha à Sucre, é conhecida por seu mercado de artesanato realizado todos os domingos, onde você pode apreciar e comprar, belíssimos trabalhos indígenas.
Onde ficar em Sucre?
Efetue a compra de serviços de nossos parceiros pelos links/banners aqui do blog, isso ajuda a manter o blog no ar com novas Dicas de Roteiro e Viagem.
O ideal em Sucre é se hospedar no Centro, próximo a Plaza 25 de Mayo. Fiquei no Kultur Berlin e recomendo! Embora seja hostel, possui opções de privacidade: Quarto Família com Banheiro Privativo (2 camas de casal) e Quarto Duplo com Banheiro Privativo (1 cama de casal). Acesse outras opções de hospedagem
Como chegar em Sucre, Capital da Bolívia?
Para chegar em Sucre, Capital da Bolívia, são 15 horas de ônibus a partir de La Paz, 3 horas de Potosí, 12 horas de Cochabamba e 9 horas de Uyuni (com uma troca de ônibus em Potosí).
Informações importantes:
Sucre, Capital da Bolívia está localizada a 2.800m de altitude e alguns viajantes podem sentir algum desconforto pelo impacto do ar rarefeito em seu organismo. Esse desconforto é conhecido como Mal de Altitude (clique e saiba mais sobre esse mal). Na fase de adaptação os sintomas mais comuns são dores de cabeça, náusea, tontura, respiração curta e perda de apetite. Mas, não se espante! Existem certos cuidados que funcionam e você já pode ir providenciando. Como, por exemplo:
• Faça uma consulta médica antes de viajar e tome o remédio que seja prescrito pelo seu médico, ou mastigue ou beba em chá as folhas de coca para aliviar esses sintomas;
• Dias antes da viagem faça umas corridas ou caminhadas a fim de melhorar seu preparo físico;
• Ao chegar na cidade no primeiro dia, descanse, evite fazer esforços físicos, realize seus passeios em ritmo lento, até você ficar aclimatado;
• Evite ingerir bebidas alcoólicas e não se alimente de comidas “pesadas”;
• Beba bastante água, mesmo antes de se sentir mal. Como há menos oxigênio disponível para nossa respiração, respiramos com mais frequência e perdemos mais vapor de água. É bom tomar uma quantidade maior do que toma no Brasil por dia.
Boa Viagem a Sucre, Capital da Bolívia. Cidade Branca da América!
[the_ad id=”4138″]
Seja o primeiro a comentar!