Como Aliviar o Mal da Altitude? Diamox ou Chá de Coca?
![Como Aliviar o Mal da Altitude? Diamox ou Chá de Coca?](https://www.roteiroviagemdemochileiros.com.br/wp-content/uploads/2016/01/Como-aliviar-o-mal-da-altitude-1-1.jpg)
Quando você desembarca em uma Cidade de Altitude Elevada, provavelmente sente o impacto do ar rarefeito em seu organismo. Esse desconforto é chamado de “Mal da Altitude”, também conhecido como Soroche ou Mal da Montanha. É ocasionado pela redução do oxigênio no sangue.
Os SINTOMAS PRIMÁRIOS mais comuns são: dores de cabeça, náusea, enjoo, tontura ou vertigens, perda de apetite, insônia, respiração curta, falta de ar e muito cansaço a esforços físicos e em alguns casos, dores de barriga e diarreia. Não necessariamente todos os sintomas juntos, pois depende do organismo de cada pessoa. Tem viajantes que não sentem desconforto, porém é melhor você se prevenir para não ter surpresas durante a viagem.
Como aliviar o mal da altitude? Diamox ou Chá de Coca ?
A minha primeira visita em cidades de altitude elevada foi durante o meu Mochilão: Bolívia, Chile e Peru. Peguei o voo de Santa Cruz de La Sierra de 500m para Sucre, Bolívia que possui 2.800m de altitude e logo senti um leve desconforto quando cheguei no aeroporto: falta de ar ao subir e descer a escada e vontade só de ficar sentada. Fiquei hospedada 1 dia pra conhecer a cidade e aproveitar pra se adaptando a altitude, já que a próxima cidade seria Potosí, a segunda Cidade mais alta do mundo. Aqui o Mal da Altitude começa a pegar pra valer, afinal Potosi esta a 4100m de altitude.
Depois passei por: Uyuni com 3.650m (mas o tour pelo salar em 3 dias oscila entre 3.900 a 4.300m, na fronteira chega a 5.000m); San Pedro de Atacama com 2.300m, podendo chegar a 4.300m se for até o Géiseres del Tatio; Arequipa com 2300m, podendo chegar a 4.800m se for até o mirante dos vulcões.
E por fim, eu já estava totalmente aclimatada, Cusco 3.400m, Machu Picchu com 2.430m podendo chegar a 3.082m se subir até ao topo da Montanha.
1- Remédios
Fora do Brasil o Soroche Pills é o remédio mais popular para o combate ao Mal de Altitude. Aqui no Brasil, minha médica indicou o Diamox, não sei se existe outro similar, recomendo fazer consulta médica antes de viajar e tome o remédio que seja prescrito pelo seu médico!
Como consta no receituário abaixo o Acetazolamida, popularizado com o nome comercial de Diamox, foi receitado pela minha médica tomar 125mg, mas só encontrei em 250mg, tive que cortá-lo. Eu tomei Santa Cruz de la Sierra 12h antes de chegar em Sucre. E digo… não adianta tomar no dia que chegar em alta altitude, pois depois que já estiver com sintomas não vai fazer efeito.
2- Chá ou folhas de Coca
Eu recomendo como uma segunda opção, caso não tenha procurado um médico antes da viagem: mastigue ou beba em chá as folhas de coca, as mais verdes que tiver, para aliviar esses sintomas.
Outras dicas para evitar os sintomas do mal da altitude
- Dias antes da viagem faça umas corridas ou caminhadas a fim de melhorar seu preparo físico;
- Ao chegar na cidade no primeiro dia, descanse, evite fazer esforços físicos, realize seus passeios em ritmo lento, até você ficar aclimatado;
- Evite ingerir bebidas alcoólicas e não se alimente de comidas “pesadas”;
- Beba bastante água, mesmo antes de se sentir mal. Como há menos oxigênio disponível para nossa respiração, respiramos com mais frequência e perdemos mais vapor de água. É bom tomar uma quantidade maior do que toma no Brasil por dia;
- Você pode recorrer a bombinhas de oxigênio disponíveis para comprar em farmácias e mercadinhos dependendo da cidade onde você esteja. Cusco, por exemplo, é fácil encontrar. E alguns hotéis ou hostels também tem a disposição e você pode solicitar caso se sinta mal. No aeroporto também esta disponível.
Quando o mal da altitude se torna grave?
É quando os sintomas se diferem dos SINTOMAS PRIMÁRIOS comuns que eu citei no primeiro parágrafo desse artigo.
Os SINTOMAS GRAVES que podem indicar risco de morte são: sintomas semelhantes aos da bronquite, tosse seca persistente podendo evoluir para produzir, expectoração de cor rosa, febre, e falta de ar mesmo quando em repouso (Edema pulmonar: líquido nos pulmões). Dor de cabeça que não responde a analgésicos, perda gradual da consciência, aumento de náusea e sangramento na retina. (Edema cerebral: inchaço do cérebro).
Nesse caso, a recomendação é descer imediatamente para altitudes mais baixas para aliviar os sintomas e evitar óbito!
Espero ter contribuído com as dicas de Como aliviar o mal da altitude, mas reforço o que eu já falei nesse texto, é sempre bom fazer consulta médica antes de viajar! Boa Viagem, Mochileiros!
[the_ad id=”4138″]
Seja o primeiro a comentar!