Arequipa, a terra das Múmias, Vulcões e Terremotos!

Arequipa, a terra das Múmias, Vulcões e Terremotos!
5
(5)

Se quer conhecer uma América diferente com toda tradição inca e de uma riqueza histórica imensa, o destino ideal é a cidade de Arequipa situada no Peru. Em cada pedacinho desse lugar irá se emocionar com tantas belezas históricas e naturais. Para matar sua curiosidade vou lhe apresentar agora um pouco de Arequipa, a terra das Múmias, Vulcões e Terremotos. E também os principais pontos turísticos de Arequipa.

Minha passagem por Arequipa

Minha passagem por Arequipa foi durante meu Mochilão: Bolívia, Chile e Peru. Fiquei uns 3 dias pela cidade… Contratei uma agência para fazer o city tour em Arequipa, o passeio para conhecer o Mirador de los Andes – Cordilheira Vulcânica onde fica o Vulcão El Misti, símbolo da cidade e Canyon del Colca, o canion mais profundo do mundo pra assisti o voo do Condor. Fui visitar o Museu dos Santuários Andinos, onde encontra-se a famosa Múmia Juanita e por fim o Convento de Santa Catalina. Vou falar desses pontos turísticos no final, depois de contar um pouco sobre a cidade de Arequipa.

Nesta foto eu estava em um restaurante, que eu não lembro o nome, mas com uma belíssima vista para a Plaza das Armas de Arequipa.

Arequipa, a terra das Múmias, Vulcões e Terremotos 2

Sobre Arequipa, a terra das Múmias, Vulcões e Terremotos 

A cidade de Arequipa, segunda maior do Peru com mais de um milhão de habitantes, está localizada a 2300 metros de altitude, abrange uma área de oásis em um vale de montanhas da Cordilheira dos Andes e está cercada por diversos picos, entre eles o El Misti com 5.822 metros de altura que de longe você pode avistar o topo coberto de neve (foto acima da capa). Assim como Sucre – Bolívia, Arequipa também conhecida por “cidade branca” devida sua arquitetura fazer uso de pedras claras de origem vulcânica. Mas Sucre é bem mais branca, leia o artigo: 8 motivos pra conhecer Sucre, Capital da Bolívia. Cidade Branca da América!

As Múmias

Localizado na Casa de La Cultura, da Universidade Católica de Santa Maria em Arequipa, o Museu de Santuários Andinos guarda objetos e várias múmias de aproximadamente 550 anos, todos correspondentes a cultura Inca. É uma interessante coleção de oferendas incas aos apús, montanhas sagradas, além do corpo da Múmia Juanita, que é a mais famosa de todas as múmias. A visita acontece sempre com o acompanhamento de um guia, primeiro é transmitido um vídeo de 20 minutos que fala sobre a pesquisa sobre os Santuários Andinos e suas descobertas que estão expostas no museu.

Os Vulcões  

Arequipa é rodeada por Cadeia de picos e vulcões de mais de 50 km de comprimento nos arredores da cidade de Arequipa. Os cumes mais escalados são o Misti (5.825 metros), o Chachani (6.075 metros) e o Pichu-Pichu (5.664 metros). Um dos símbolos da Cidade, o vulcão El Misti é muito visitado por escaladores de todo o planeta. Do topo você avista paisagens incríveis de toda cidade e do Vale do Chili. É um vulcão ativo que já registrou aproximadamente 5 erupções no século XX. Você até pode escalá-lo, mas tem que ter ótimo preparo físico e experiência nesse esporte.
Arequipa, a terra das Múmias, Vulcões e Terremotos

Os Terremotos

Arequipa é uma área sujeita a manifestações vulcânicas e sísmicas, devido à forte pressão das placas tectônicas do Oceano Pacífico e da América Latina. Com escalas variando entre 5 e 8 graus na escala Richter, Arequipa já sofreu vários terremotos intensos. Vou citar alguns:

  • 1582 e 1587 –  cidade foi destruída!
  • 1600 – já reconstruída, houve 200 tremores fortes que destruíram novamente a cidade que depois foi reconstruída pelos espanhóis.
  • 1687 e 1868 – destruiu várias igrejas, sendo que a reconstrução da Catedral aconteceu em 1898.
  • 1958 e 1960 – Arequipa foi destruída parcialmente.
  • 2001 – todas as construções da cidade foram destruídas. Derrubou uma das torres da Catedral, que já tinha sido reconstruída.

Com o apoio do governo, da iniciativa privada e dos próprios arequipenhos, quase 100% de todas construções de Arequipa se encontram reconstruídas!Arequipa, a terra das Múmias, Vulcões e Terremotos

O que fazer na cidade de Arequipa, a terra das Múmias, Vulcões e Terremotos?

1- Contemplar a beleza da Plaza da Armas e visitar a Catedral

É o lugar de fundação da cidade em 1540 é uma praça emoldurada por arcos estilo romano que se destaca pela conservação e beleza. Plaza de Armas concentra vários restaurantes, agências de turismo, casas de câmbio lojas de artesanato e outros. Ela e a de Cusco são as mais bonitas do Peru e de toda a América do Sul. Eu sou suspeita em falar, porque conheço as duas e acho lindas, mas dizem que a preferência dos viajantes é a de Arequipa. A Catedral tem a fachada construída toda em sillar, a pedra vulcânica branca. O passeio ao Museu leva os visitantes até a torre da catedral, onde se pode ver os sinos gigantes e a vista privilegiada da cidade. A visita é feita com um guia interno, que também recebe uma gorjeta ao final. Arequipa, a terra das Múmias, Vulcões e Terremotos 3

2- Visitar Convento de Santa Catalina

Antes funcionava como um grande convento e depois se tornou uma pequena cidade isolada de Arequipa. A cor das paredes, arquitetura colonial e elementos decorativos são originais. Em seu interior funciona uma excelente pinacoteca. Existente há mais de 4 séculos é um Passeio imperdível para você fazer em Arequipa!Arequipa, a terra das Múmias, Vulcões e Terremotos 6

3- Conhecer o Museu Santuários Andinos e a Múmia Juanita

A famosa múmia que recebeu o nome de Juanita, pelos homens que a tiraram do gelo, foi encontrada em 1995 no cume do vulcão Ampato. Observe que interessante – é uma menina inca de mais ou menos 12 ou 14 anos de idade que foi sacrificada como oferenda aos deuses durante um ritual que acontecia no alto do vulcão! Por 500 anos Juanita ficou presa no gelo enterrada ao lado de objetos de Cultura Inca.

Quando você estiver no corredor do museu, um guia abrirá uma cortina preta e você vai se deparar com um caixote de vidro bem ao centro. E lá está ela! Juanita super conservada com boa parte do corpo coberta de gelo. Os detalhes de sua face são observados com muita clareza e certamente não lhe deixará dúvidas que é o corpo de uma criança. Também chamada de Donzela do Gelo, Juanita está coberta por trajes incas. A múmia Juanita está exposta de maio a dezembro e nos outros meses é retirada para estudos em laboratório. Fora este período é exposta outra múmia bastante conhecida também, a Sarita. Obs: Leve casaco, pois as salas do museu são geladas.Múmia Juanita

4- Ir ao Mirador de los Andes – Cordilheira Vulcânica

O Mirante dos Vulcões está a 4.800m, está entre Chivay e Arequipa. Nele é possível ver os vulcões El Misti, Chachani, Ampato, Sabancaya e outros. Como pode observar na minha foto, o mirante é bem frio!
Mirador de los Andes - Cordilheira Vulcânica

5- Assitir o voo do Condor no Canyon del Colca

É o Canion mais profundo do Mundo, com 3.400 metros de profundidade, sendo bem mais profundo que o Grand Canyon, nos Estados Unidos, que possui uma profundidade de 1.600 metros. Esse passeio parte na madrugada pra dar tempo de chegar e ver o voo do condor. Sim! eles têm horário pra voar. O Condor e a segunda maior ave do mundo que habitam na Cordilheira dos Andes.voo do Condor no Canyon del Colca

OBS: Os passeios Canyon del Colca e Mirador de los Andes – Cordilheira Vulcânica, dá pra fazer no mesmo tour e levará praticamente o dia todo. Mas isso vai depender se agência oferecer esse dois passeios no mesmo tour. Caso contrário, vai ter que comprar os passeios separados.  

Onde ficar em Arequipa?

Efetue a compra de serviços de nossos parceiros pelos links/banners aqui do blog, isso ajuda a manter o blog no ar com novas Dicas de Roteiro e Viagem.

Para a galera Mochileira que gosta de festas e fazer novas amizades, super recomendo ficar hospedado no Wild Rover Hostel Arequipa. Ou então acesse outras opções de hospedagem em Arequipa.

Informações importantes:

Arequipa, a terra das Múmias, Vulcões e Terremotos, está localizada a 2300 metros de altitude e alguns viajantes podem sentir algum desconforto pelo impacto do ar rarefeito em seu organismo. Esse desconforto é conhecido como Mal de Altitude (clique e saiba mais sobre esse mal). Na fase de adaptação os sintomas mais comuns são dores de cabeça, náusea, tontura, respiração curta e perda de apetite. Mas, não se espante! Existem certos cuidados que funcionam e você já pode ir providenciando. Como, por exemplo:

• Faça uma consulta médica antes de viajar e tome o remédio que seja prescrito pelo seu médico, ou mastigue ou beba em chá as folhas de coca para aliviar esses sintomas;
• Dias antes da viagem faça umas corridas ou caminhadas a fim de melhorar seu preparo físico;
• Ao chegar na cidade no primeiro dia, descanse, evite fazer esforços físicos, realize seus passeios em ritmo lento, até você ficar aclimatado;
• Evite ingerir bebidas alcoólicas e não se alimente de comidas “pesadas”;
• Beba bastante água, mesmo antes de se sentir mal. Como há menos oxigênio disponível para nossa respiração, respiramos com mais frequência e perdemos mais vapor de água. É bom tomar uma quantidade maior do que toma no Brasil por dia.

[the_ad id=”4138″]

Gostou?! Avalie e COMPARTILHE nas Redes Sociais:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!