Como Visitar Machu Picchu, 10 Dicas que você Precisa saber!

Conhecida como a “cidade perdida dos Incas”, Machu Picchu, por sua incomparável beleza e força espiritual que emana dos remanescentes arqueológicos, é privilegiada por fazer parte de um seleto grupo de monumentos mundiais que milhões de viajantes de cinco continentes sonham em visitar, estando inclusive entre uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
Como visitar Machu Picchu, 10 dicas que você precisa saber!
1. Como visitar Machu Picchu e comprar o ingresso.
Se for visitar Cidadela de Machu Picchu em alta temporada, ainda no Brasil é muito importante realizar a compra do Ingresso para Machu Picchu. A necessidade de comprar com antecedência é que o número de visitantes por dia é limitado. Se você quiser SOMENTE visitar a cidade (sem subir uma das 2 montanhas), Compre aqui o Ingresso Cidade Perdida de Machu Picchu. Ao clicar e entrar no site você vai observar na parte superior esquerda a Logomarca aqui do Blog Roteiro Viagem de Mochileiros, SOMOS PARCEIROS!
A Montanha Machu Picchu fica ao lado oposto da Montanha Huayna Picchu, levando cerca de três horas o trajeto. Eu subi a Machu Picchu, o percurso é mais longo do que a Huayna Picchu. Se além de visitar a Cidade Perdida, você deseja subir a sua principal Montanha, Compre aqui o Ingresso Montanha Machu Picchu + Cidade Perdida de Machu Picchu. Ao clicar e entrar no site você vai observar na parte superior esquerda a Logomarca aqui do Blog Roteiro Viagem de Mochileiros, SOMOS PARCEIROS!
A Montanha Huayna Picchu leva-se 1h e 30min o o percurso é mais curto, portanto o número de visitantes por dia pra subir nessa montanha é limitado. Se além de visitar a Cidade Perdida, você deseja subir a Huayna Picchu, Compre aqui o Ingresso Cidade Perdida de Machu Picchu + Montanha Huayna Picchu. Ao clicar e entrar no site você vai observar na parte superior esquerda a Logomarca aqui do Blog Roteiro Viagem de Mochileiros, SOMOS PARCEIROS!
Lembrando que fica inviável subir as duas montanhas no mesmo dia, devido as horários que são bem restritos. Portanto vai ter que escolher uma das duas. Ou nenhuma, caso não seja seu objetivo. E também não é necessário escalar essas montanhas para tirar aquela foto clássica que estamos costumados a ver na internet. (capa deste artigo).
Você precisar ler este artigo pra tirar conclusões sobre as duas Montanhas da Cidade de Machu Picchu: Montanha Machu Picchu e Huayna Picchu, qual delas subir?
2. Fique próximo a Plaza das Armas
Quando se fala em conhecer Machu Picchu, visitar Cusco é obrigatório, pois acaba sendo a base, por ser uma cidade com bons hotéis, ótima gastronomia, uma boa vida noturna (bares com happy hour até às 2 da manhã e baladas onde não se paga pra entrar) e, além disso, existem vários sítios arqueológicos nas redondezas e acaba sendo o ponto de partida para vários tours e passeios. Tudo isso acontece em volta da famosa Plaza das Armas!
Onde ficar em Cusco?
Efetue a compra de serviços de nossos parceiros pelos links/banners aqui do blog, isso ajuda a manter o blog no ar com novas Dicas de Roteiro e Viagem.
Para a galera Mochileira que gosta de festas e fazer novas amizades, super recomendo ficar hospedado no “Wild Rover Hostel Cusco”, bem próximo a próximo à Plaza de Armas. Ou então acesse outras opções de hospedagem em Cusco.
Para quem gosta de compras, Cusco tem vários lugares de artesanatos, roupas e artigos de prata com preços muito bons. E um lugar ótimo para comprar coisas baratas é o mercado municipal São Pedro. Vale lembrar que tudo se negocia, basta insistir e ter uma boa lábia.
3. Evitando o mal da altitude
Se você não quer perder nenhum dia de viagem, previna-se contra os sintomas do Mal da Altitude (clique e saiba mais sobre esse mal). Qualquer atividade física cansa. Desde carregar a mochila até andar alguns metros, você já sente um cansaço. Ao chegar na cidade no primeiro dia, evite fazer grandes esforços físicos, realize seus passeios em ritmo lento, até você ficar aclimatado. Evite comidas “pesadas”.
Faça uma consulta médica antes de viajar e tome o remédio que seja prescrito pelo seu médico, ou mastigue folhas de coca (as mais verdes que tiver) ou beba em chá as folhas para aliviar esses sintomas. Dias antes da viagem faça umas corridas ou caminhadas a fim de melhorar seu preparo físico.
Beba bastante água, mesmo antes de se sentir mal. Como há menos oxigênio disponível para nossa respiração, respiramos com mais frequência e perdemos mais vapor de água. É bom tomar uma quantidade maior do que toma no Brasil por dia.
Para quem gosta de beber, tome cuidado, pois também devido a altitude, fica mais fácil ficar bêbado, o que é bom, pois gasta-se pouco com bebidas, mas pode estragar a visita!
4. Passeios/City Tour antes de Machu Picchu
Existem passeios que são incríveis pra quem quer conhecer um pouco mais da cultura Inca. Porém os principais, quase que obrigatórios são: City Tour e o Vale Sagrado. Para fazê-los é necessário comprar o boleto turístico. A carteirinha de estudante internacional ISIC dá desconto de 50% na compra do boleto Turístico. O estudante tem que ter menos de 26 anos para usufruir do desconto!
O Vale Sagrado você conhece Pisac, Chinchero e Ollantaytambo, que são vilarejos que possuem ruínas da civilização Inca com vários mistérios e histórias. O City Tour você conhece os lugares ao redor de Cusco e os sítios arqueológicos.
ATENÇÃO: Ambos têm que ser feitos antes de visitar Machu Picchu, pois todos os lugares possuem uma ligação com Machu Picchu, e você poderia perder um pouco do interesse.
5. O caminho para Machu Picchu
Existem 3 opções de Como visitar Machu Picchu:
I – Trilha Inca: 4 dias e 3 noites, geralmente feita com reserva. A trilha é repleta de ruínas incas nos seus 40 km de extensão, variando de 2400 até 4200 mts de altitude. A Trilha Inca é clássica, por isso é bastante procurada. Só é possível fazer com alguma agência (não dá pra ir por conta), e é preciso reservar com meses de antecedência.
II – Trilha Salkantay: mais barata, porém não é a trilha tradicional, mas também possui belas paisagens; geralmente não precisa de reservas, mas assim como a Trilha Inca, deve ser feita com agência autorizada. Dura 5 dias e 4 noites.
III – Trem (A QUE EU FIZ): É a opção mais complexa, mas ao mesmo tempo é a mais indicada para mochileiros de orçamento apertado que queiram aproveitar mais Machu Picchu. Essa opção pode ser feita por conta e também por agência, mas ambas ficam no mesmo valor, devido aos benefícios das agências perante o INC.
Você deverá pegar um táxi (ônibus ou van é bem mais demorado) até Ollantaytambo e de lá pegar o trem (PeruRail) para Águas Calientes (1.900m altitude). Compre aqui o Bilhete de Ida e Volta de trem PeruRail Expedition. Depois de conhecer a cidade de Machu Picchu, voltar Águas Calientes para pegar o trem até Ollantaytambo e depois táxi de volta para Cuzco (Noite). Se for pela agencia o pacote inclui tudo, menos almoço/janta em Águas Calientes.
IMPORTANTE: Por falar em agência, você pode deixar pra contratar no 1º dia quando chegar em Cusco com alguma agência local o pacote ou comprar tudo separado: ingressos para Machu Picchu, boleto turístico (para o Vale Sagrado), passagem do Trem de Ollantaytambo/Águas Calientes, transportes, guia, hospedagem e o micro-ônibus que sobe para Cidade de Machu Picchu.
Mas se for em alta temporada, super recomendo Comprar aqui com antecedência de forma online e segura a Excursão de 2 Dias a Machu Picchu e Vale Sagrado saindo de Cusco (incluindo hospedagem pra pernoitar em Águas Calientes). Ao clicar e entrar no site você vai observar na parte superior esquerda a Logomarca aqui do Blog Roteiro Viagem de Mochileiros, SOMOS PARCEIROS!
6. Evite filas pra comprar passagem de ônibus para Cidade de Machu Picchu
Sim, tem que pegar um micro-ônibus que sobe para Cidade de Machu Picchu em 30 minutos, ou você pode subir a pé que leva cerca de 1 hora e meia. Antes das 5 da manhã já tem fila pra comprar, portanto, Compre Online aqui a passagem: Ônibus de Ida e Volta de Águas Calientes x Machu Picchu
7. Pernoitar em Águas Calientes pra ver o nascer do sol em Machu Picchu e ter as melhores fotos!
Recomendo pernoitar em Águas Calientes para subir cedinho para Machu Picchu e pegar a cidade vazia. Águas Calientes é um vilarejo muito acolhedor, com comidas típicas e pessoas simpáticas. O ideal é que você chegue por volta das 19h ou 20h, para que dê tempo de procurar uma hospedagem, jantar e dormir cedo.
O melhor horário para chegar em Machu Picchu é quando os primeiros raios solares surgem pelas montanhas e iluminam a cidade. Para ter essa experiência, acorde cedo! Levante às 4 da manhã, tome café-da-manhã às 4h30, chegue as 5 da manhã e pegue o primeiro ônibus, às 5h30. Além de ter ver o espetáculo da natureza, Machu Picchu estará vazia e você irá conseguir tirar as melhores fotos com muito mais tranquilidade.
8. O que levar para Machu Picchu?
Vá com um tênis e roupas confortáveis, uma bolsa contendo água e um lanche leve com frutas (isso é importante, pois as coisas são bem caras lá), protetor solar, boné/chapéu (verão), capa de chuva (inverno/período de chuvas). Logicamente você não pode se esquecer de levar seus documentos (passaporte ou RG).
Por falar em passaporte… na entrada você mesmo pode dar uma carimbada em seu passaporte. Muitos viajantes desconhecem que podem carimbar seu passaporte na entrada de Machu Picchu e voltam para o Brasil sem o famoso carimbo no passaporte pra guardar de lembrança que esteve em uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. É o carimbo mais lindo do meu passaporte, rs
9. Guia para explorar Machu Picchu
Não se preocupe em contratar um guia antes de chegar em Machu Picchu, na entrada terão vários guias em todos os horários, em inglês ou espanhol. Você pode escolher em realizar o tour em grupo de 10 pessoas em média (fica mais barato) ou sozinho. O guia explica a história dos Incas e o significado de espaço, vale muito a pena!
10. Quando ir?
A melhor época para visitar Machu Picchu vai de maio a setembro, pois a probabilidade de chuva é menor. Dentro desses meses, junho e julho são os melhores para conhecer o legado Inca, já que a probabilidade de precipitação é menor ainda. Evite ir a cidade de Machu Picchu aos domingos, pois há uma quantidade maior de visitantes devido aos peruanos terem uma tarifa especial.
Saiba também:
Boleto Turístico de Cusco, onde comprar? Saiba tudo sobre ele!
Roteiro a pé no Centro Histórico de Cusco
Como conhecer o Centro Histórico de Cusco em 2 hs?
Ruínas de Moray e Salineiras de Maras, um tour à parte em Cusco!
Gostou do artigo com dicas de Como visitar Machu Picchu, 10 dicas que você precisa saber! Então aproveite, anote em seu roteiro de mochilão essas dicas importante de como visitar Machu Picchu.
[the_ad id=”4138″]
Oi Gente !!!
Muito legais suas dicas, eu recomendo dormir em Aguas Calientes uma noite antes, porque o melhor horário para visitar Machu Picchu é bem cedo – e lembrando que nos últimos anos mudaram a regras para ingressar no Santuário de Machu Picchu. Grande abraço para você, continue postando material para os próximos viajantes.