Montanha Machu Picchu e Huayna Picchu, qual delas subir?

A cidade de Machu Picchu é cercada por duas montanhas. A montanha de mesmo nome da cidade, Montanha Machu Picchu e a Montanha Huayna Picchu. Em Quéchua a primeira significa “velha montanha” e a segunda “jovem montanha”. É inviável subir as duas montanhas no mesmo dia, devido as horários que são bem restritos. Portanto vai ter que escolher uma das duas.
Montanha Machu Picchu e Huayna Picchu, QUAL DELAS SUBIR?
Primeiramente você precisa responder essa pergunta: Você quer somente visitar a cidade de Machu Picchu ou quer também subir alguma das montanhas do Parque??? Essa resposta é importante pra definir que tipo de ingresso você irá comprar, pois existem três tipos de entrada/ingresso. Lembrando que fica inviável subir as duas montanhas no mesmo dia.
- Cidade de Machu Picchu
- Montanha Machu Picchu + Cidade Machu Picchu
- Cidade de Machu Picchu + Montanha Huayna Picchu
Se sua resposta é somente visitar Cidade de Machu Picchu leia o artigo: Como Visitar Machu Picchu, 10 dicas que você precisa saber! Caso contrário, continue lendo esse artigo.
Cada uma das duas montanhas têm uma portaria dentro do próprio Parque Arqueológico de Machu Picchu que fica fechada fora dos horários permitidos e ao chegar lá você vai ter que se identificar com ingresso antes de subir. Logo na entrada, é preciso assinar um livro, onde você registra seu nome e a hora que iniciou a trilha. Na saída, é preciso dar baixa. É uma forma deles se certificarem que ninguém morreu ou se perdeu no trajeto.
Montanha Machu Picchu
Se Machu Picchu todo mundo conhece como a cidade perdida dos incas, o que pouca gente sabe é que a montanha onde as ruínas estão assentadas também recebe este mesmo nome. Seu cume está a 3.082 metros acima do nível do mar, são 652 metros de subida a partir do posto de controle. A subida da Trilha da Montanha Machu Picchu é mais cansativa do que a Huayna Picchu, por ser mais longa. Tem limite de 800 visitantes por dia. Horário de entrada para começar a trilha fica entre entre 07:00 hrs as 10:00 hrs.
Durante a trilha os mirantes são poucos e os mesmos, a cidade de Machu Picchu ficando pequenina a cada subida. Antes de chegar ao topo da Montanha Machu Picchu o que mais eu gostei foi ver o Rio Urubamba serpenteando as lindas montanhas da Região.
Em alta temporada o acesso à montanha é limitado, e se você realmente quiser subir, vai precisar providenciar seu ingresso com antecedência: Compre aqui o Ingresso Montanha Machu Picchu + Cidade Perdida de Machu Picchu. Ao clicar e entrar no site você vai observar na parte superior esquerda a Logomarca aqui do Blog Roteiro Viagem de Mochileiros, SOMOS PARCEIROS!
Esta é a vista do topo da Montanha Machu Picchu.
Mais detalhes abaixo:
- O tempo de caminhada: 3 horas no total (ida e volta);
- Grau de dificuldade (Graus: Leve; Médio; *Moderado e Difícil): *MODERADO;
- Vantagens: Machu Picchu é a montanha mais elevada do que o Huayna Picchu, porém menos perigosa, menos caminho íngreme, vista padrão de Machu Picchu e no topo a visão de 360° da região Inca;
- Desvantagens: Não há atrações arqueológicas.
Montanha Huayna Picchu
Quando você olhar uma foto panorâmica de Machu Picchu observe ao fundo uma montanha grande. Essa é a Huayna Picchu. Apresenta terraços e ruínas no topo e acredita-se que era utilizada como posto de observação. A subida da Trilha da Montanha Huayna Picchu é bem rápida do que a Machu Picchu, mas é necessário bastante atenção no trajeto. Seu cume está a 2.693 metros acima do nível do mar, são 263 metros de subida a partir do posto de controle. O acesso é limitado ao máximo de 400 pessoas por dia. Horário de entrada para começar a trilha fica entre entre 07:00 hrs as 11:00 hrs (dividido em dois grupos: 7-8h ou 10-11h – cada um com limite de 200 pessoas). Recomendo a escolha do segundo horário, pois nas primeiras horas da manhã as nuvens podem encobrir as montanhas e você pode não ter vista nenhuma lá de cima.
Em alta temporada o acesso à montanha é limitado, e se você realmente quiser subir, vai precisar providenciar seu ingresso com antecedência: Compre aqui o Ingresso Cidade Perdida de Machu Picchu + Montanha Huayna Picchu. Ao clicar e entrar no site você vai observar na parte superior esquerda a Logomarca aqui do Blog Roteiro Viagem de Mochileiros, SOMOS PARCEIROS!
Esta é a vista do topo da Huayna Picchu. A estrada da foto é a que o micro ônibus irá percorrer até a entrada do Parque Arqueológico de Machu Picchu.
Mais detalhes abaixo:
- O tempo de caminhada: 1h e 30min no total (ida e volta);
- Grau de dificuldade (Graus: Leve; *Médio; Moderado e Difícil): *MÉDIO;
- Vantagens: Tem algumas atrações arqueológicas: vai poder apreciar ruínas incas antes da subida, o Templo da Lua e cavernas naturais;
- Desvantagens: mais perigosa devido a quantidade de precipícios, caminho estreito e íngreme e vista reversa à vista padrão de Machu Picchu.
Conclusão…
Ambas há degraus para todos os gostos: baixos e estreitos, baixos e largos, altos a ponto de você ter de se apoiar nas pedras ao lado para conseguir impulso. E são muitos degraus de pedra, irregulares, alguns tortos e bem altos, e ainda tem o fator altitude (você se cansa mais rápido e fica sem fôlego). Pessoas com problemas de locomoção, dores nos joelhos e/ou outras articulações não recomendo nenhuma das duas.
A trilhas das duas montanhas não é para obter a melhor foto. A vista lá no alto é legal, mas não tão bonita. Na verdade a vista é a cidade de Machu Picchu em miniatura. A subida dessas duas montanhas é para aqueles que gostam de trilhas e de escalar montanhas. A foto clássica de Machu Picchu é bem na entrada do parque ou então no caminho para a ponte Inca. Ou seja, não é necessário escalar essas montanhas para tirar aquela foto que estamos costumados a ver na internet.
A Montanha Huayna Picchu é mais popular e mais procurada, por isso os ingressos se esgotam com semanas de antecedência, devido o tempo de percurso ser menor e menos cansativo e com isso ganhando mais disposição para passear no parque. Se você é muito sedentário, nunca subiu uma montanha, aconselho a escolher a menor, Huayna Picchu. Só ter bastante cuidado na caminhada dessa montanha.
Bem… eu como já estou acostumada com trilhas, fiz a da Montanha Machu Picchu que é mais alta e tem um significado maior. Em Quéchua, significa “velha montanha”, e geologicamente falando, as rochas dessa montanha são realmente mais idosas, por isso foi minha preferência por ela. Os Incas gostavam de viver nas montanhas porque acreditavam que quanto mais alta fosse a montanha, mais perto estariam de Deus. E foi assim que me senti ao chegar ao topo dessa montanha… senti a presença de Deus. Nenhuma foto ou texto será capaz de expressar a sensação de paz, de liberdade e felicidade que eu senti nesse momento.
No topo da Montanha Machu Picchu, tem essa placa pra você registrar esse momento
O que levar nas trilhas da Montanha Machu Picchu e Huayna Picchu?
Vá com um tênis e roupas confortáveis, uma bolsa contendo água e um lanche leve com frutas (isso é importante, pois as coisas são bem caras lá), protetor solar e boné/chapéu, pois quando sol aparece ele castiga pra valer e também existe pouca sombra em Machu Picchu (verão). Capa de chuva/casaco impermeável (inverno/período de chuvas). Mesmo que o dia esteja bom, a qualquer momento o tempo vira e pode chover.
Antes de passar pela roleta da entrada do parque, vá ao banheiro (custa 1 sol)! Lá em cima não tem banheiros e principalmente se você for fazer a Trilha da Montanha Machu Picchu, que o percurso é mais demorado. Leve o mínimo de coisas com você, o peso fará diferença na subida e também não é permitido entrar com mochilas grandes no parque.
Para você poder passar mais tempo no parque e aproveitar ele por completo, sugiro que você chegue em Águas Calientes (Machu Picchu) no dia anterior, durma por lá e acorde cedo para chegar no parque próximo do horário de abertura e então passar o dia todo lá.
Obs: Não confunda as Trilhas da Montanha Machu Picchu e Huayna Picchu com as trilhas: Inca Inca e Salkantay. Essas duas últimas são opções aventureiras que os trilheiros usam pra substituir a viagem de trem de Ollantaytambo para águas calientes.
Agora que você já decidiu entre a Montanha Machu Picchu e Huayna Picchu, leia os artigos e Boa Viagem, Mochileiro!
Saiba também:
Boleto Turístico de Cusco, onde comprar? Saiba tudo sobre ele!
Roteiro a pé no Centro Histórico de Cusco
Como conhecer o Centro Histórico de Cusco em 2 hs?
City Tour na cidade de Cusco, saiba as atrações que irá visitar!
Tudo sobre o Passeio pelo Vale Sagrado dos Incas, Cusco
Como visitar Machu Picchu, 10 dicas que você precisa saber!
Ruínas de Moray e Salineiras de Maras, um tour à parte em Cusco!
Onde ficar em Cusco?
Efetue a compra de serviços de nossos parceiros pelos links/banners aqui do blog, isso ajuda a manter o blog no ar com novas Dicas de Roteiro e Viagem.
Para a galera Mochileira que gosta de festas e fazer novas amizades, super recomendo ficar hospedado no “Wild Rover Hostel Cusco”, bem próximo a próximo à Plaza de Armas. Ou então acesse outras opções de hospedagem em Cusco.
Dicas:
Cusco está localizado a 3.400m de altitude e alguns viajantes podem sentir algum desconforto pelo impacto do ar rarefeito em seu organismo. Esse desconforto é conhecido como Mal de Altitude (clique e saiba mais sobre esse mal). Na fase de adaptação os sintomas mais comuns são dores de cabeça, náusea, tontura, respiração curta e perda de apetite. Mas, não se espante! Existem certos cuidados que funcionam e você já pode ir providenciando. Como, por exemplo:
• Faça uma consulta médica antes de viajar e tome o remédio que seja prescrito pelo seu médico, ou mastigue ou beba em chá as folhas de coca para aliviar esses sintomas;
• Dias antes da viagem faça umas corridas ou caminhadas a fim de melhorar seu preparo físico;
• Ao chegar na cidade no primeiro dia, descanse, evite fazer esforços físicos, realize seus passeios em ritmo lento, até você ficar aclimatado;
• Evite ingerir bebidas alcoólicas e não se alimente de comidas “pesadas”;
• Beba bastante água, mesmo antes de se sentir mal. Como há menos oxigênio disponível para nossa respiração, respiramos com mais frequência e perdemos mais vapor de água. É bom tomar uma quantidade maior do que toma no Brasil por dia.
[the_ad id=”4138″]
Seja o primeiro a comentar!