Ruínas de Moray e Salineras de Maras, um Tour à parte em Cusco!

Poucos viajantes se interessam em incluir atrações fora do circuito tradicional de Cusco. Irei destacar duas dessas atrações: Ruínas de Moray e Salineras de Maras. A primeira, é um sítio arqueológico não muito visitado como as demais atrações do Vale Sagrado. E a segunda embora não tenha relação com a civilização Inca, tem sua importância na cultura Peruana.
Ruínas de Moray e Salineras de Maras
Algumas agências que fazem o Passeio do Vale Sagrado (Pisac, Chinchero e Ollantaytambo), incluem Ruínas de Moray e também Salineras de Maras, por ser pertinho. Mas não recomendo porque fica corrido tendo em vista que o Passeio pelo Vale Sagrado é o que antecede a visita à Machu Picchu.
Por isso faça à parte, não irá se arrepender! Compre aqui a Excursão de Meio Dia a Moray, Maras e Minas de Sal saindo de Cusco. Ao clicar e entrar no site você vai observar na parte superior esquerda a Logomarca aqui do Blog Roteiro Viagem de Mochileiros, SOMOS PARCEIROS! O Tour Ruínas de Moray e Salineras de Maras tem duração total de aproximadamente 6 horas, por isso recomendo levar alguma coisa para comer e beber, pois o Tour não inclui almoço.
É possível contratar um táxi pra levar até essas duas atrações, porém na maioria das vezes sai um pouco mais caro, além disso não terá guia… ao menos que o motorista saiba contar um pouco da história dos lugares.
Ruínas de Moray
É um sítio arqueológico constituído de hipnotizantes ruínas circulares. Essas ruínas incas eram um dos locais que os incas faziam experimentações agrícolas como em Písac e Ollantaytambo, mas Moray impressiona pelo tamanho e formato circular. As experimentações agrícolas eram realizadas nos diversos níveis dos solos onde cada um deles proporcionava uma zona de diferente pressão e temperatura, sendo que eles sabiam exatamente qual era o microclima ideal para cada tipo de alimento cultivado. Em cada círculo há um microclima com variação de até 1 grau de temperatura. Para visitar Moray você precisa apresentar o seu Boleto Turístico de Cusco.
É possível descer até o círculo central, mas lembre-se da altitude de 3.800m na hora da subida, cada passo pode ser bastante desgastante, principalmente se o viajante não estiver devidamente aclimatado. As Ruínas de Moray está localizada no município de Maras, aproximadamente 50km de Cusco.
Salineras de Maras
A segunda atração é um complexo de extração de sal e não tem nada a ver com a civilização inca, mas com o povo peruano mesmo, que deu um jeito de produzir sal de qualidade mesmo a dezenas de quilômetros de distância do mar. A área é divida em cerca de 4 mil “piscinas de sal” e cada família cuida de até 40 “canteiros” diferentes.
Nestas salineras são extraídos três qualidades de sal. O primeiro sal formado é mais barrento e produz o sal marrom para fins medicinais. O segundo sal produzido é mais puro e é usado para alimentação. Já o terceiro sal é o mais puro de todos e é conhecido como flor de sal, bastante usado em produtos mais sofisticados. Lembrando que o valor para entrar na salineira, não está incluso no boleto turístico, pois é um local que não possui relação como o Império Inca.
Bacana o artigo Ruínas de Moray e Salineras de Maras, né?! Aposto que também vai gostar desses:
Boleto Turístico de Cusco, onde comprar? Saiba tudo sobre ele!
Roteiro a pé no Centro Histórico de Cusco
Como conhecer o Centro Histórico de Cusco em 2 hs?
City Tour na cidade de Cusco, saiba as atrações que irá visitar!
Tudo sobre o Passeio pelo Vale Sagrado dos Incas, Cusco
Como visitar Machu Picchu, 10 dicas que você precisa saber!
Montanha Machu Picchu e Huayna Picchu, qual delas subir?
Onde ficar em Cusco?
Efetue a compra de serviços de nossos parceiros pelos links/banners aqui do blog, isso ajuda a manter o blog no ar com novas Dicas de Roteiro e Viagem.
Para a galera Mochileira que gosta de festas e fazer novas amizades, super recomendo ficar hospedado no “Wild Rover Hostel Cusco”, bem próximo a próximo à Plaza de Armas. Ou então acesse outras opções de hospedagem em Cusco.
Dicas:
Cusco está localizado a 3.400m de altitude e alguns viajantes podem sentir algum desconforto pelo impacto do ar rarefeito em seu organismo. Esse desconforto é conhecido como Mal de Altitude (clique e saiba mais sobre esse mal). Na fase de adaptação os sintomas mais comuns são dores de cabeça, náusea, tontura, respiração curta e perda de apetite. Mas, não se espante! Existem certos cuidados que funcionam e você já pode ir providenciando. Como, por exemplo:
• Faça uma consulta médica antes de viajar e tome o remédio que seja prescrito pelo seu médico, ou mastigue ou beba em chá as folhas de coca para aliviar esses sintomas;
• Dias antes da viagem faça umas corridas ou caminhadas a fim de melhorar seu preparo físico;
• Ao chegar na cidade no primeiro dia, descanse, evite fazer esforços físicos, realize seus passeios em ritmo lento, até você ficar aclimatado;
• Evite ingerir bebidas alcoólicas e não se alimente de comidas “pesadas”;
• Beba bastante água, mesmo antes de se sentir mal. Como há menos oxigênio disponível para nossa respiração, respiramos com mais frequência e perdemos mais vapor de água. É bom tomar uma quantidade maior do que toma no Brasil por dia.
[the_ad id=”4138″]
Seja o primeiro a comentar!