Trilha da Vista Chinesa
A Vista Chinesa é um dos melhores pontos turísticos da região. É famosa devido ao mirante, pois promove uma excelente Vista da cidade carioca. E através da Trilha da Vista Chinesa você chega nesse mirante. Conheça agora um pouco mais sobre ela:
Trilha da Vista Chinesa: Floresta da Tijuca, Estr. da Vista Chinesa, 1294
Alto da Boa Vista – Rio de Janeiro – Zona Norte.
Altitude: 380 metros.
Duração: 4 horas de caminhada leve
Nível de dificuldade: moderado.
Horário: 8h até as 17h
O monumento da Vista Chinesa apresenta arquitetura com estilos orientais de um templo. É feito de troncos parecidos aos de bambu, e nas colunas encontram-se gárgulas semelhantes às cabeças de dragões que se localizam nas extremidades superiores. É também a maior obra da América Latina em homenagem à China – que premiou o monumento como melhor portal chinês do Brasil.
Sobre a Trilha da Vista Chinesa
A Vista Chinesa é muito frequentada por turistas, atletas que praticam esportes radicais como ciclismo e Downhill com Skate Longboard. A Trilha apresenta terrenos íngremes e a subida é considerada nível moderado em alguns trechos. Durante o percurso é possível encontrar animais silvestres e parte da flora brasileira. Sem contar as Cachoeiras do Horto, que você poderá até se refrescar em uma delas. A trilha é bem marcada, então não há perigo de você se perder.
Subindo a Estrada Dona Castorina, aproximadamente 1Km depois da guarita do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, podemos observar, na beira da estrada, a Cachoeira do Quebra (uma pequena represa), que forma uma piscina rasa e normalmente mais frequentada por famílias com crianças pequenas. A queda d’água é pequena e fraca, o que perde um pouco a emoção. Nesse ponto a maioria das pessoas deixa o carro para ir às cachoeiras.
Início da Trilha da Vista Chinesa
Logo a direita, você tem de fato o início da trilha, que é um pouco íngreme, mas fácil de se seguir. Ao longo da Trilha da Vista Chinesa vão ter alguns pequenos obstáculos: O primeiro deles é uma pedra um pouco mais inclinada que tem uma corrente presa para ajudar na travessia. O segundo é considerado de nível moderado de dificuldade, porque exige que você “escale” uma parede de pedras e raízes.
Dali você segue em direção à Cachoeira do Chuveiro, que tem esse nome porque você consegue ir andando até a queda d’água e tomar banho como se estivesse usando um chuveiro mesmo. A queda de aproximadamente 5 metros de altitude e a quantidade de água é bem generosa. A piscina que a cachoeira forma é rasa e você pode sentar ali e descansar um pouco apreciando a natureza.
Muita gente acaba ficando pela Cachoeira do Chuveiro, e não vai até a Vista Chinesa por preguiça, porque precisa andar um bom pedaço pela estrada que dá acesso ao mirante. Não façam isso! Vá, que vale a pena!!!
Cenário
Quando chegar ao Mirante da Vista Chinesa, você tem uma visão completa da cidade. É possível enxergar o Rio de Janeiro por diversos ângulos. O cenário lhe mostra o Pão de Açúcar, Lagoa Rodrigo de Freitas, Pedra do Arpoador, bairro Ipanema e Leblon, Morro dois Irmãos e praias da Zona Sul. A Trilha da Vista Chinesa proporciona as visitantes esse belíssimo cenário!
À sombra do abrigo, você irá sentar e admirar cada detalhe proporcionado pelo ambiente. Pela manhã bem cedo há o amanhecer da cidade, um cenário muito lindo para prestigiar! E ao entardecer você poderá apreciar o pôr do sol. Hum, que romântico!
Outro ângulo privilegiado do Mirante da Vista Chinesa, Cristo Redentor:
Curiosidades
O local recebe o nome de Vista Chinesa por ter sido habitado por chineses que foram trazidos para o Brasil na época de Dom João VI. Eles vieram para cá para fazer o cultivo de chá no Jardim Botânico.
No lugar os chineses sentavam-se para apreciar as paisagens da bela cidade e já naquele tempo chamava-se Vista dos Chineses. No entanto, como a empresa cultivadora de chá havia falido, os chineses foram deslocados para outras partes da região. Os trabalhadores que não tinham aptidão para agricultura foram remanejados e postos para trabalharem na construção da estrada – que liga o Jardim Botânico ao Alto da Boa Vista.
Como Chegar no início da Trilha da Vista Chinesa
- Carro: O acesso é feito pela Rua Pacheco Leão que começa ao lado do Jardim Botânico e segue contornando ele. No final da rua, depois da guarita do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, você pode ver a pequena piscina natural da Cachoeira do Quebra. A trilha começa à direita dela.
- Ônibus: pegue o 409 (Saens Pena – Horto) e salte no ponto final. De lá, logo logo você está na entrada da guarita do Parque Nacional e dali são mais uns 700 metros até a entrada da trilha. Uma longa caminhada a pé.
Recomendações
Consulte seu médico antes de fazer qualquer atividade física. Importante não se esquecer de levar consigo alguns itens na mochila: Protetor solar, boné ou chapéu, óculos escuros e repelente; Dois litros de água; Lanche; Calçado apropriado para caminhada; Medicamentos de primeiros socorros; Agasalho e lanterna de cabeça (se for fazer por do sol); Saco de lixo (transporte seu lixo, não o deixe na trilha por favor! A natureza agradece); Use roupa leve e clara. Se não se sentir seguro contrate um guia especializado (principalmente se for fazer a Trilha da Pedra da Gávea e Corcovado).
Embora a trilha seja demorada, não é cansativa, nem exige muito esforço físico. Escolha um final de semana bem ensolarado e venha conhecer a Trilha da Vista Chinesa. Recomendo um café da manhã no “Café Du Lage” (Parque Lage), antes de subir para a trilha. Depois dessa foto, vai encarar a Trilha da Vista Chinesa ou não?! rs
Tenho certeza que vai gostar também desse artigo: Rio de Janeiro e seus 10 TOPs Pontos Turísticos mais famosos do Mundo!