Trilha Pedra do Elefante
A Trilha Pedra do Elefante é também conhecida oficialmente como Alto Mourão. A Trilha fica localizada dentro do Parque Estadual da Serra da Tiririca que se estende pelas regiões leste e oceânica de Niterói e parte de Itaipuaçu, que pertence a Maricá.
Sobre a Trilha Pedra do Elefante
A Trilha começa próximo ao Mirante da Estrada do Itaipuaçu. Cerca de 30 metros após o mirante, seguindo em direção a Itacoatiara. O nível da Trilha é considerado difícil pelos pontos de escalaminhada (escalada na pedra usando as mãos). O percurso da Trilha é de 1,5 km que pode ser completado em duas horas. A trilha Pedra do Elefante é pesada e exige bastante condicionamento físico, por isso não recomendada para iniciantes (faça antes, trilhas leves e moderadas).
O início é de subida constante, até que depois de 30 minutos há um declive para a retomada da subida. A Trilha Pedra do Elefante é bem demarcada, mas é necessário prestar atenção nas bifurcações. A vegetação que você encontrará são cactos e bromélias. Gaviões e urubus são algumas das aves que podem fazer-lhe companhia.
Há um mirante poucos metros depois – com a visão do Costão do Itacoatiara (lado esquerdo, mas a foto cortou), e também da Praia de Itacoatiara, Lagoa de Itaipu e as ilhas Pai, Mãe e Filha. Local perfeito para descansar, tirar fotos, comer um lanche e beber água. É um local aberto, por isso esteja preparado: leve proteção para a cabeça e use bloqueador solar.
Ao retomar a Trilha Pedra do Elefante há um trecho a ser percorrido em rocha. É nesse momento que a trilha é considerada pesada, devido ao nível de dificuldade da subida. Deve-se tomar muito cuidado para não escorregar. Use as mãos para ajudar a se apoiar e subir. Luvas com uma boa aderência na palma das mãos, ajudará você na descida.
Poucos metros de subida chega-se ao cume. Onde você poderá vislumbrar toda extensão da Praia de Itaipuaçu, município de Maricá. E lá no fim Praia de Saquarema (outro município, já na região dos Lagos).
Curiosidades
- Na época da colonização portuguesa era habitada por índios Tamoios. No século XVI, os Jesuítas construíram edificações para catequisar os índios.
- No século XIX foi visitada pelo naturalista inglês Charles Darwin;
- Em 1992 o Parque Estadual da Serra da Tiririca foi considerado “Reserva Mundial da Biosfera” – pela Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e a Cultura – UNESCO
- O Pedra do Elefante possui diversos nomes: Alto Mourão, Falso Pão-de-Açúcar e Pedra de Itaipuaçu. Destas a mais conhecida é como Pedra do Elefante pela semelhança ao animal, quando vista pela praia de Itaipuaçu. (primeira foto desse artigo).
Como Chegar ao início da Trilha
A entrada da Pedra do Elefante, fica localizada próximo ao Mirante da Estrada do Itaipuaçu (RJ-102). Veja as opções de acesso ao início da Trilha:
- Partindo de Niterói as opções são as linhas 38, Itaipu (o mais indicado), 46 e 52.
- Partindo do centro do Rio, pegar na Presidente Vargas/Central do Brasil a linha 770.
Desça na Estrada Francisco de Cruz Nunes próximo da rotatória de Itaipuaçu. Ande até a estrada da Serrinha, siga até o início da Trilha.
Então eu lhe recomendo a conhecer a Trilha Pedra do Elefante, se você for do tipo que gosta de aventura. Trilhas, subidas e visões deslumbrantes são um dos cartões postais a serem vistos, como este abaixo!
Recomendações
Consulte seu médico antes de fazer qualquer atividade física. Importante não se esquecer de levar consigo alguns itens na mochila: Protetor solar, boné ou chapéu, óculos escuros e repelente; Dois litros de água; Lanche; Calçado apropriado para caminhada; Medicamentos de primeiros socorros; Agasalho e lanterna de cabeça (se for fazer por do sol); Saco de lixo (transporte seu lixo, não o deixe na trilha por favor! A natureza agradece); Use roupa leve e clara. Se não se sentir seguro contrate um guia especializado (principalmente se for fazer a Trilha da Pedra da Gávea e Corcovado).
Tenho certeza que vai gostar também desse artigo: Rio de Janeiro e seus 10 TOPs Pontos Turísticos mais famosos do Mundo!